FASES DO PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES
FASE
1 – do lançamento do programa até 26
de agosto:
Os interessados acessam o formulário de inscrição viawww.jovensembaixadores.org/2013, respondem à ficha
de inscriçãoonline e recebem uma resposta automática
dizendo se preenchem os pré-requisitos básicos do programa e foram aprovados ou
não para a ETAPA 2:
“Aprovado para a ETAPA 2”: O candidato recebe uma
mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.
“Não aprovado PARA A ETAPA 2”: Uma resposta
automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos
necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo
seletivo.
FASE
2 – até o dia 02
de setembro:
O candidato deverá:
·
concluir o preenchimento do questionário preliminar;
·
selecionar a instituição parceira mais perto da sua casa, dentro do seu
estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será
enviada via internet;
·
fazer o upload da foto e de TODOS os documentos comprobatórios dos
pré-requisitos;
·
concluir o processo online.
IMPORTANTE: O candidato
poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez
que incluir um documento. Entretanto, isso só poderá ser feito até o
prazo-limite da Etapa 2 – 19 de agosto. Depois dessa data os candidatos
não terão mais acesso a esse link.
Ao final do processo, o candidato
receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e
que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por
parte da instituição parceira que ele selecionou.
FASE
3 – até 12
de setembro:
As instituições parceiras acessam o
banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos.
IMPORTANTE: Depois que o
candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco
de dados do programa somente a instituição parceira poderá substituir um ou
mais anexos – caso necessário.
Ao final desse processo de revisão do
material enviado, a instituição parceira clicará em:
“Aprovado para a ETAPA 4: Exame escrito”
·
O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi
aprovado para a prova escrita, agendada para o dia 21 de setembro. O
local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo
candidato.
IMPORTANTE: Assim que a instituição
parceira aprovar o candidato para a ETAPA 4, ela deverá enviar para ele(a) um
e-mail (solicitando confirmação de recebimento) informando:
·
a data (sexta-feira, 21 de setembro);
·
o horário (14 às 17 horas –
horário de Brasília) e;
·
o local (endereço completo e telefone do local
onde será realizado o exame oral)
“Não aprovado para a ETAPA 4”
·
O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi
aprovado por não preencher XXXX pré-requisito(s).
FASE
4 – 21 de setembro (entre
14h00 e 17h00 – horário de Brasília):
Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma
data e horário (14-17hs – horário de Brasília).
FASE
5 – até o dia 08
de outubro:
Instituições parceiras aplicam o exame
oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas
anteriores e selecionam os estudantes que participarão na competição nacional.
A instituição parceira deverá anexar as
provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do candidato e, ao final,
clicar o botão “Semi-finalista”.
“Semi-finalista”: O candidato receberá uma
mensagem automática informando que ele é um dos semi-finalistas e que
participará na competição nacional às 35 vagas do programa.
“Não aprovado na ETAPA 5”: Ao clicar nesse botão,
uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá. Nela,
haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o
motivo da não-aprovação dele nessa etapa.
FASE
6 – 15-17 de outubro:
Comitê de seleção da Embaixada reúne-se
para analisar o material dos candidatos e selecionar o próximo grupo de Jovens
Embaixadores.
FASE
7 – Até 30 de outubro:
Embaixada anuncia a lista dos
selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2013.
FASE
8 – Outubro/novembro:
Jovens Embaixadores providenciam a
emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados
Unidos em janeiro de 2013.
FASE
9 – Dezembro:
Embaixada + Consulados + instituições
parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados
Unidos.
FASE
10 – 09 a 11 de janeiro de 2013:
Entrevista de visto e orientação
pré-partida em Brasília.
FASE
11 – 11 de janeiro de 2013:
Embarque para os Estados Unidos.
FASE
12 – 12 de janeiro a 02 de fevereiro
de 2013:
Programação em Washington-DC e
estados-anfitriões.
FASE
13 – 03 de fevereiro de 2013:
Chegada dos Jovens Embaixadores de
volta ao Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário