Seguidores

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jovens, cultura e consumo - Sociologia: Profª Edna

Nesta Situação de Aprendizagem, vamos procurar compreender de que maneira o jovem se insere na cultura de consumo, tanto como consumidor ,quanto como produtor de cultura e identidades, a partir daquilo que consome.(Sociologia,caderno do aluno vol.2, pg:28-33).

Como os diferentes grupos de jovens buscam se diferenciar entre si? Qual é a lógica que explica a formação de movimentos, tipos, estilos e tendências tão diversas entre os jovens?

“O jovem precisa ser “preparado” para se tornar um cidadão, segundo determinados padrões considerados adequados, dependendo da sociedade na qual esta inserido.Com o surgimento da cultura e da comunicação de massa, após a segunda Guerra Mundial, ocorreu uma transformação na maioria das sociedades.A Cultura de Massa, ou seja, conjunto de manifestações culturais que não esta ligado a nenhum grupo social específico, pois é transmitido de maneira industrializada para um público formado por diferentes camadas socioeconômicos ,por intermédio dos meios de comunicação de massa. É um dos instrumento por detrás da marcação dos diferentes grupos de jovens que buscam seguir tendências por meio da música o seu estilo próprio de ser”.

Nenhum comentário: