Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ARTE E FOLCLORE NA ESCOLA

Pratos típicos das regiões brasileiras




Dentre os trabalhos desenvolvidos pelos professores da Escola Estadual Profa Takako Suzuki, em Narandiba, com relação ao Dia do Folclore, merece destaque as atividades realizadas pela professora Rosângela Celi Nitrini Piovesan com os alunos na aula de ARTE.

O objetivo foi resgatar a cultura das regiões, transmitindo em seu contexto histórico a região, origens, formas e tradições dos alimentos e condimentos, com valores pessoais e modo de produzí-los.

Assim, os alunos em grupos pesquisaram em várias fontes, as comidas típicas de cada uma das 05 regiões brasileiras e apresentaram no dia de hoje, (24/08) dois pratos típico cada grupo. Os alunos expuseram o conteúdo da pesquisa, que teve como expectadores a professora, a diretora substituta Angélica e o supervisor da escola.

No final da aula, todos degustaram estas iaguarias e quitutes que foram cuidadosamente preparadas pelos alunos em suas casas. Entre os pratos destaco: feijão tropeiro, tapioca, cuzcuz, rocambole, farofa, bolo de macaxeira, pão de queijo, pastel e calinha à cabidela entre outros

Segundo a professora Rosângela, “… a heterogeneidade é uma das características de nossa cultura popular e cada manifestação tráz vestígios de sua origem, que se caracteriza pela fusão cultural entre colonizadores, índios e africanos...”

A equipe gestora parabeniza e incentiva os professores a desenvolverem projetos como estes que torna a aprendizagem mais prazerosa.

Emerson Magro






domingo, 7 de agosto de 2011

“Dia da Cultura e da Paz” no P.E.F. da E.E. Profª Takako Suzuki de Narandiba

O Programa Escola da Família, que em agosto completará oito anos de prestação de serviços a comunidade de Narandiba, reuniu algumas apresentações culturais para comemorar o dia da Cultura e da Paz. O programa desenvolve durante todo o ano várias atividades ligadas ao eixo cultura, saúde, esporte e qualificação para o trabalho. Neste domingo dia 25 de julho, proporcionou a comunidade apresentações dos grupos de Capoeira e Karatê e ainda fez exposições de artesanatos produzidos por crianças e adolescentes do Projeto Prô-Criança de Narandiba. O professor de Karate Elton ministrou uma pequena palestra, falando da importância de conviver com as diferenças e aproveitar todas as oportunidades que o município oferece para desenvolver a cultura e promover a paz. O grupo de capoeira Brasileirinho, sob o comando do mestre Osmar e do professor Carlos , demonstrou habilidade e há mais de 12 anos promove a cultura de paz em Narandiba. Universitários do Programa elaboraram um belo painel para despertar a comunidade para o tema. Além dessa ação pontal o programa proporciona oficinas de: culinária, futsal, unhas artesanais, tricô, crochê, embelezamento, disponibiliza sala de informática (Acessa Escola), pintura em tecidos entre outras. Entre os presentes: representando o prefeito Enio Magro: a coordenadora do Pró-Criança Neide Maria da Silva, o coordenador de obras: Mauro Pereira, a colaboradora Luzinete da Silva a vice diretora Angélica Vasconcelos, as universitárias: Adrieli, Lazara, Luciana, Andréia, Patrícia, Leia, Viviane, Evanise, Vanessa, Aline, Amanda e Gisely. O programa está sob a gestão da senhora Angélica Mira, tem como supervisora a senhora Maria Fortuna da D.E. de Mirante e coordenadora Técnica Ester Barbosa. Atualmente está sob a coordenação da professora Ivani Pereira. O programa Escola da Família é uma gota de cultura dentro do Mar que é Narandiba e está a disposição da comunidade todos os sábados e domingos das 9h às 17h.












DIVULGANDO BOAS AÇÕES Grêmio Estudantil Trabalha em prol da Escola

Os alunos do Grêmio Escolar da Escola Estadual “Professora Takako Suzuki” do município de Narandiba, tem contribuído muito com a escola. Auxiliados pelo professor de História, André Altair da Silva e pela coordenadora Edna Biscaíno de Alcântara Ferreira, os alunos fizeram promoções de vendas de rifas, doces e salgados no âmbito escolar e fora também, conseguindo arrecadar dinheiro suficiente para o conserto de 02 aparelhos de TV de 29 polegadas que eram utilizadas em sala de aula e também na sala de informática. A direção da escola está satisfeita com a atuação deste Grêmio, que têm demonstrado interesse em melhorar a escola, portanto dá apoio para que os mesmos executem suas idéias, exercitando o protagonismo juvenil. A participação do professor de história também é importante, pois existe um acompanhamento e envolvimento da equipe escolar como um todo. A turma está agora pretendendo adquirir outros aparelhos tecnológicos para tornar os intervalos mais alegres e informaram a intenção de publicar um jornal do Grêmio a princípio quinzenal. Parabenizamos a equipe escolar pelo apoio dado ao seu Grêmio.


 
Emerson Magro

Supervisor de Ensino